LUA DE SANGUE, OS ÚLTIMOS DIAS E O GRANDE E GLORIOSO DIA DO SENHOR

Uma breve reflexão...

LUA DE SANGUE, OS ÚLTIMOS DIAS E O GRANDE E GLORIOSO DIA DO SENHOR

(At 2:16)  Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel:
(At 2:17) E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;
(At 2:18) até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.
(At 2:19) Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.
(At 2:20) O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.
(At 2:21) E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

UMA PERGUNTA INICIAL:

Recentemente recebi a seguinte pergunta: 
“A lua de sangue é mais um sinal de que estamos nos aproximando dos últimos tempos?”

Quando era pequeno, esta profecia chamava minha atenção. Tentava imaginar, especialmente, como a lua poderia se tornar em sangue. Com o avanço da tecnologia e da informação, jamais poderia imaginar que teria condições de ver um fenômeno assim com os meus próprios olhos e com tamanha facilidade.

Este texto não tem a pretensão de fazer uma abordagem profunda sobre a temática profética que envolve os elementos selecionados, pois isto demandaria uma extensão inapropriada para este propósito. Mas em linhas gerais é importante compreender que os últimos dias são os dias que estamos vivendo, eles foram inaugurados com a vinda de Jesus Cristo. Já o Dia do Senhor, este ainda é uma expectativa profética sem possibilidade de conhecimento de sua data específica, senão apenas detalhes gerais e algumas características de tal acontecimento.

Em linhas bem gerais...

OS ÚLTIMOS DIAS

- Os últimos dias são tempos difíceis (2Tm 3.1ss).
- Nos últimos dias Deus fala através do Filho (Hb. 1.12).
- Os resíduos da corrupção das riquezas ilícitas serão testemunhas de condenação na vida de algumas pessoas (Tg. 5.1ss).
- Os últimos dias não vão vir, já estamos vivendo eles.

O GRANDE E GLORIOSO DIA DO SENHOR

- Dia de vingança (Jr. 46.10).
- Denominado o “tempo dos gentios” (Ez. 30.3).
- É dia de assolação das nações pelo do Todo Poderoso. Antecede o dia do Senhor grandes fenômenos nos astros. Será dia de Juízo (Jl. 1.15; 2.1,11,31; 3.14; Is 2.12; 13.6,9; 58.13).
- Será dia de juízo em que as pessoas colherão o fruto de sua maldade (Ob. 1.15).
- É marcado por grande temor, pavor, trevas e morte (Sf. 1.7; 14ss; Am. 5.18,20).
- Jerusalém será atacada pelas nações (Zc. 14.1ss; Ez. 13.5).
- É anunciado a vinda do profeta Elias antes do grande terrível Dia do Senhor (Ml. 4.5).
- Grandes eventos e fenômenos envolvem a chegada do Dia do Senhor (At. 2.20; 2Pe. 3.10).
- O Dia do Senhor é o ponto determinantemente final para a salvação (1Co. 5.5).
- O Dia do Senhor vem de surpresa (1Ts. 5.2; 2Pe. 3.10).
- A volta de Cristo está vinculada ao Dia do Senhor (2Ts. 2.1-2).
- Dia de Juízo (Jd 1.6).
- João achou-se em espírito no Dia do Senhor (Ap. 1.10).
- Muitos outros elementos podem ser reunidos, mas estes servem para mostrar algumas das características deste fato, especialmente o caráter de juízo. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em nossos dias, concomitante com fatores de crise que envolvem o mundo, está o fenômeno da Lua de Sangue que bem pode referir-se a profecia bíblica, sem necessariamente ser exatamente este ao qual se refere o texto bíblico (pois já aconteceu antes e poderá acontecer novamente). Porém mostra que o descrito pelo texto bíblico é algo concreto.

Os estudiosos das profecias fazem relações com o fenômeno, que independente da ligação conclama a humanidade não pelo fenômeno em si, mas pela própria realidade da vida, que se busque Deus.

Jesus inaugurou o período chamado “Últimos dias”, assim já estamos vivendo ele – ele não vai chegar, já chegou. 

Já o “Dia do Senhor”, apesar dos sinais que o antecedem, está forjado pelo elemento surpresa, o que significa que muitos não o esperarão. Apesar da grandeza que envolve este dia, muitos vivem como se ele nunca fosse tornar-se uma realidade.

Mais uma vez se recorre a pedagogia de Jesus que conclama as pessoas a não ficarem procurando uma data, mas ajustarem sua vida hoje, como se o Grande Dia estivesse prestes a acontecer a qualquer momento. Isso significa, estar preparado, vivendo de uma maneira justa, piedosa, cumprindo a missão de compartilhar o amor de Deus nos últimos dias, no tempo da graça que caminha para o fim.

Alguns nem sequer vão olhar para o céu, outros vão olhar para o céu apenas por curiosidade, mas outros vão olhar para o céu com fé e uma vida que reflete esta, e isso será o grande diferencial na história de cada um.

(Ederson Malheiros Menezes - teólogo e sociólogo)

Postagens mais visitadas