Avivamento

Em nossos dias somos confrontados com algumas questões:

1) A sua igreja é avivada?
2) Você é um cristão avivado ou tradicional?
3) Será que as pessoas sabem realmente o que é um avivamento?

Estas são algumas citações que extraí sobre o tema avivamento da obra "Avivamento e renovação" do Dr. Russel Shedd. Elas são uma confrontação sobre o que muitos cristãos estão pensando sobre o tema.

2Tm. 3.5 - O Dr. Russel Shedd ao falar de avivamento nos diz que “A palavra avivamento surge da palavra “vida”, não apenas significando movimentação e barulho. Requer sinais verídicos da vida de Deus, sinalizando sua presença e ação no meio do seu povo”.

O cristianismo não precisa ser herético ou teologicamente liberal para se tornar nominal e indiferente.

O avivamento ateia fogo no coração dos arautos do evangelho. Fervor e zelo quebram corações empedernidos.

Lc. 5.8 - A tendência do avivamento é de criar uma consciência viva de corrupção interior que afasta completamente a auto-suficiência e a auto-estima.

2Cr. 7.14-15 - Biblicamente, seria inconcebível pensar que o avivamento viria sem a humilhação, a oração, a busca pela presença do Senhor e o abandono do pecado.

Sl. 51.3-4 - O avivamento é marcado pelo temor de Deus e uma renovada apreciação de Sua grandeza e majestade.

Cl. 1.9-10 - O avivamento traz benefícios valiosos como a intimidade com Deus e a descoberta do propósito Dele para a vida dos seus filhos.

Um aumento notável de zelo e devoção por parte do povo de Deus é um sinal inconfundível de avivamento.

Um avivamento que não cria uma renovada urgência para completar a tarefa que Jesus deixou para sua igreja não é digno desse nome.

At. 2.43; Rm. 15.18-19 - O avivamento traz as marcas da atuação de Deus por meio de milagres e prodígios. […] Paulo não imaginava uma obra genuína de Deus em que faltasse alguma demonstração de “poder” (dunamis, plural, “milagres).

Sl. 85.6 - O avivamento é consequência do pedido fervoroso pelo derramamento do Espírito. […] Sendo a alegria espiritual o fruto do Espírito, não falta entusiasmo e júbilo espiritual nas ocasiões em que Deus derrama o seu Espírito copiosamente sobre sua igreja.

O avivamento é marcado pela presença de Deus.

O avivamento cria uma unidade espiritual entre os membros da família de Deus que inclui todos os irmãos que acreditam firmemente nos três lemas da Reforma: Sola Scriptura, sola gratia e sola fides. […] A teologia que nega as verdades centrais da Bíblia não tem potencial de transformar vidas, muito menos provocar um avivamento.

1Pe. 1.15-16 - Uma outra característica dos avivamentos é que motivam a busca pela santificação. Fome e sede de justiça deixam de ser uma mera bem-aventurança e se tornam uma preocupação constante.

Gl. 5.16 - Um avivamento fica marcado pela vitória do Espírito Santo sobre a carne.

A natureza pecaminosa que herdamos de Adão não desaparece com a morte batismal que nos identifica com o Corpo de Cristo, mas continua procurando sua parte, quer manter os seus “direitos” aos quais renunciou na passagem da morte para a vida. Um avivamento abafa essa atuação da “carne” e encoraja a atuação do Espírito santificador na vida individual e eclesiástica.

Um avivamento transforma um ambiente em que a adoração verdadeira domina o coração dos que participam do culto.

Um avivamento cria um amor que brilha nos olhos dos que forma surpreendidos pela bondade de Deus. E esses não acham excessiva a demanda do primeiro e principal mandamento.

Um avivamento cria prazer na prática da oração. Como crianças gostam de brincar, e jovens se empolgam no campo de futebol, os avivados gostam de orar.

Em 1939, um avivamento que partiu do leste da África, alcançando a Tanzânia e a Uganda […] Esse avivamento foi marcado por: (1) abertura, confissão e arrependimento do pecado; (2) restituição e reconciliação entre irmãos lesados e ofendidos; (3) quebrantamento (entrega e despreocupação com os direitos das pessoais), prontidão para admitir erros e pecados notados por um irmão da igreja; (4) reuniões de testemunho e comunhão, “andando na luz” (sendo completamente honesto ao revelar os motivos e as intenções das ações e palavras); (5) envolvimento sério na responsabilidade evangelística. Todas essas práticas e atitudes devem aparecer na igreja que reivindica ter passado pela renovação realização pelo Espírito.

R. O. Roberts, a maior autoridade atual no mundo sobre avivamentos, colecionou e publicou uma bibliografia de mais de nove mil artigos e livros sobre esse tema. Na sua opinião, os crentes evangélicos, em geral, estão tão distantes do avivamento que são incapazes de sentir sua falta.

Responda:

Você acha que a igreja precisa de um avivamento?
O que este estudo confrontou em sua vida?
Quais são os empecilhos em sua própria vida para que um avivamento aconteça?
O que você pretende fazer para que um autêntico avivamento de Deus aconteça em sua vida?


Estudo adaptado para a EBD
Pr. Ederson M. Menezes

Postagens mais visitadas